terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Star Wars no Original. Porque assistir?


Trecho retirado do site Gizmodo:

O primeiro filme da trilogia clássica de Star Wars estreou em 1977, mas, quase 40 anos depois da sua estreia, não é muito fácil conseguir assistir à versão exibida nos cinemas. Isso porque, com o passar do tempo, George Lucas foi alterando não apenas o Episódio IV – A Nova Esperança no futuro, quanto também modificou algumas coisas nos episódios V e VI.
O problema é que nem sempre essas mudanças foram positivas. E isso deixou fãs bastante irritados. Eles querem assistir à trilogia clássica da forma como ela foi concebida originalmente, não com retoques de efeitos especiais feitos décadas depois da estreia, ou com Greedo atirando primeiro. E, como fãs unidos costumam ser fortes, eles conseguiram “recuperar” a versão clássica dos filmes. Eis como você pode fazer para assistir.
O usuário Harmy do fórum originaltrilogy.com é um dos que tentou recriar a trilogia clássica no que ele chama de Despecialized Edition (quando os filmes foram relançados em 1997, George Lucas adicionou um “Special Edition” a eles. A ideia desses fãs é de “desespecializar” os filmes). Os fãs restauraram os filmes da maneira como foram exibidos no cinema a partir de colagem de cenas presentes em outras versões, incluindo uma lançada em 2008 em baixa resolução que preservava os filmes originais.

O que eu acho:

Star Wars é uma saga muito importante para quem gosta de filmes, seja porque gosta de entretenimento ou porque estuda cinema. 
Digamos que Star Wars é um ícone dos filmes Hollywoodianos, com roteiro cativante e universo ficcional muito rico, apesar dos personagens serem pouco profundos. 

Por que foram feitas mudanças? 
Porque a primeira trilogia foi feita vinte anos antes, e os três capítulos da prequela não existiam, ou eram só rascunhos. Essas pequenas modificações foram feitas para dar coesão. Também foram postos excertos em CGI (3d computadorizado) porque em 1997 era sensação. 

Essas modificações foram ruins? 
Não, pelo contrário, foram boas e assistidas pelo próprio criador da série, George Lucas, o que não a descaracterizou. 

Então porque assistir à versão original, sem ajustes ou CGI? 
Porque o estudioso de cinema, assim como o fã de carteirinha querem conhecer a concepção original, para efeito de estudos, pela nostalgia, porque é legal. 
É como se fosse uma espécie de arqueologia cinematográfica. 


O que o Harmy fez é legal? Cara, é surpreendente! Ele, como um arqueólogo que monta cacos de cerâmica para recontar a história do Egito antigo, montou a Despecialized Edition para conhecermos o Star Wars como era na origem. 

"AH, mas eu achei que ele perdeu tempo :("
Ok meu amigo, vai dar feliz aniversário no face pros seus amigos, porque você é um cara que não perde tempo pra nada nesse mundo, inclusive veio comentar nesse forum porque é super ocupado. O Harmy é um editor de mão cheia e usou o tempo dele para seu hobby, e auxiliou muitas pessoas que gostam de cinema clássico. 
Quem não curtiu, vai assistir outra coisa, só não critique o trabalho do camarada. Se curtiu, vai lá na página do cara e dá os parabéns. Não sou fã da saga Star Wars, mas gosto de cinema, e procurei a versão original para conhecer as motivações originais do George Lucas. Agradeço pelo post do GizModo. Ajudou muito! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário