terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Gödel, Escher, Bach, um entrelaçamento de gênios brilhantes

    Livro vencedor do Prémio Pulitzer escrito pelo acadêmico norte-americano Douglas Hofstadter, GED, como costuma ser chamado para os íntimos, foi publicado em 1979 e é citado em rodinha acadêmica e em chat nerd até os dias de hoje.
    E é legal, bem legal. Quando você o lê, imagina que vai aprender sobre a vida desses três gênios e um eventual entrelaçamento entre suas obras.
    Mas as coisas vão mais além... digamos que eles são os coadjuvantes de base de um imenso bololô cultural.
    De lógica, recorrência à budismo zen e colônias de formigas, o autor passa por diversos assuntos do conhecimento humano em uma profusão de informações, aforismos e cânones literários num emaranhado de paradoxos e aforismos que confundem o leitor sobre qual é realmente o tema da obra.
    Tal qual um quadro de Escher, que nos mostra belo, talvez mesmo pelo absurdo de nos imaginarmos dando voltas em escadarias impossíveis, o labirinto que esse livro nos faz penetrar é tão vertiginoso quanto contagiante.
    Bom, bom demais, mesmo não o terminando. Para quem gosta de música teórica, lógica da estética e matérias exatas como hobby.
    Porque, como diz a inscrição ao redor do big ben uspiano na Praça do Relógio:  "No universo da cultura o centro está em toda parte." - bem falado, sr. Miguel Reale.

Um comentário:

  1. Cara, tu tem o livro em português? To desesperado tentando conseguir um, compro de ti se tu tiver.

    ResponderExcluir